Compromissos
institucionais

Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados alia excelência técnica dos seus profissionais a vigorosa ênfase na organização administrativa e gerencial.

Somos pioneiros na certificação ISO 9001, obtida em 2002, tendo incorporado diversas melhorias nos métodos de trabalho. As equipes jurídicas e administrativas possuem sistemática de treinamentos periódicos, de acordo com padrões ISO 9001.

Política da Qualidade

Ética

Excelência

Compromisso Social

Certificação ISO 9001

A sigla ISO vem da International Organization for Standardization, ou seja, organização internacional de normalização, uma organização não-governamental presente em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, na Suíça, e sua função é promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos mesmos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

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A série ISO 9001 é um conjunto de normas técnicas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão por meio de organismos de certificação

No escritório, os documentos e as ações do sistema de gestão da qualidade são gerenciados via sistema eletrônico. O controle de eventuais pontos críticos, os treinamentos, as análises de satisfação do cliente também são exemplos dos requisitos cumpridos pelo escritório com base na orientação da ISO 9001.

O certificado é o documento que atesta a conformidade do sistema da qualidade implantado em uma empresa de acordo com os requisitos das normas da série ISO 9001.

Ambiental

Compensação de Emissão de Carbono

Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados firmou, em abril de 2013, parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica no programa Florestas do Futuro, que manteve até 2016. A parceria teve como objetivo a compensação anual da emissão de carbono (CO2) gerada pelo escritório RM & Advogados. Por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, restauram-se áreas degradadas, preferencialmente aquelas protegidas por lei e que contribuam para a conservação da água e incremento de biodiversidade.

O programa consiste na prospecção e escolha da área, preparo do solo, plantio e acompanhamento por técnicos da Fundação, com a emissão de laudos técnicos periódicos e fotografias de desenvolvimento das espécies. A compensação da emissão de CO2 foi feita por cálculo do uso de combustíveis fósseis em deslocamentos, viagens e transportes a serviço, uso de energia elétrica, consumo de material de escritório, entre outros.

Em 2013, quando o Escritório ainda denominava-se Alino & Roberto e Advogados, foram doadas 400 mudas referentes a compensações de 2012. Em 2014, 387 mudas. Em 2015, 400 novas árvores foram plantadas para equilibrar a emissão de CO2 realizada em 2014, e em 2016, 360 mudas ocupam terreno selecionado para reflorestamento da região da Mata Atlântica, a fim de compensar os gastos energéticos de 2015 pelo escritório RM & Advogados.

A Fundação SOS Mata Atlântica atua desde 1986 com o intuito de conservação ambiental e se destaca como uma das maiores e mais renomadas ONGs com trabalhos de reflorestamento de áreas degradadas, conservação marinha, preservação da água, dentre outros.

Coleta Seletiva

Desde 2012, Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados estabeleceu parceria com o Banco do Brasil em Brasília-DF para ingressar em seu programa de coleta seletiva do lixo gerado por suas atividades. O descarte é encaminhado a usinas de reciclagem da região, que além de suas atividades ordinárias, fazem a inclusão de famílias de baixa renda, com ações que geram conhecimento e renda. Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, além de possuir o descarte interno separado por tipos de materiais, realiza atividades periódicas de conscientização e divulgação acerca do tema para sua equipe.

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Uso interno de papel de cana de açúcar

Desde 2012, Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados utiliza papel fabricado a partir da fibra do bagaço da cana de açúcar, que supera as exigências ambientais. O processo produtivo utilizado elimina o trabalho infantil e considera aspectos trabalhistas dos envolvidos na operação: como exemplo, a caixa possui apenas 5 resmas e pesa 11,7kg, já que na Europa há limite de peso (18kg) para que as pessoas transportem caixas; no Brasil a maioria dos fornecedores usam caixas que chegam a 23,4kg. Além disso, o processo de produção elimina as queimadas (por meio de colheita mecanizada) e o uso do bagaço como gerador de energia (que além de poluir mais, gera resíduos). As usinas que fornecem o bagaço de cana para produção de papel utilizam o gás natural como combustível. A produção de papel a partir de fibras de cana usa menor quantidade de produtos químicos na transformação e a forma de branqueamento com o dióxido de cloro (ou ECF) é menos poluente. Ao contrário da madeira de reflorestamento, cujo ciclo produtivo é de vários anos, o bagaço da cana de açúcar reduz os gastos no manejo, já que o ciclo é de 18 meses.

Redução de Consumo

Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados realiza ações internas que incentivam a redução de consumo, tais como: Palestras sobre temas ligados à conscientização ambiental e de consumo; campanhas ligadas a datas simbólicas, como o Dia Mundial da Água, a Hora do Planeta, Dia da Árvore etc; uso de copos e xícaras não descartáveis; redução de uso de ar condicionado em épocas de clima ameno e nas sextas-feiras casuais, para estimular o uso de vestuário mais adequado ao clima da região sem perder de vista os requisitos de setor jurídico; e o planejamento de ambientes amplos e com iluminação externa.

Social

O compromisso social é parte de nossa Política e, com esse objetivo, realizamos campanhas para auxiliar, em especial, as comunidades nas quais estamos inseridos. Confira abaixo nossas principais iniciativas.

Opiniões dos nossos Clientes

Em 2005 e 2006, para cada registro da Pesquisa de Opinião realizado no sítio de RM na Internet ou em papel nas recepções de nossos escritórios, doamos R$ 20,00 a entidades sociais. A Pesquisa anual de Satisfação de Clientes também integrou essas doações.

Foi uma maneira de agradecer aos clientes que dedicaram alguns minutos para avaliar os nossos serviços.

Em 2016 doamos uma impressora multifuncional, quatro toners e dez resmas de papel A4 à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal APAE-DF. Também foram doados alimentos ao Núcleo de Apoio ao Combate de Câncer Infantil em Salvador – Nacci/BA e material de limpeza à Associação Beneficente Guilhermina Maria de Jesus – Abegui , em São Paulo.

Agasalho

Em junho de 2016 arrecadamos 184 artigos em Brasília, que foram doados à Casa da União; 82 artigos angariados em Salvador, doados ao Nacci ; e, em São Paulo, sete artigos foram encaminhados à União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social – Unibes.

Esta campanha, iniciada em 2004, é liderada pela Área de Gestão de Pessoas e recebe doações dos colegas que atuam em nossos Escritórios.

Medicamentos ociosos e com data de validade preservada

Campanha periódica iniciada em 2017. Para evitar o descarte de medicamentos cujo prazo de validade expirou (o que, se não feito de forma adequada, pode gerar problemas ambientais), recebemos em nossa Unidade em Brasília e entregamos ao Hospital HRAN medicamentos ociosos e com data de validade preservada.

Esta campanha é liderada pela Área de Gestão de Pessoas e recebe itens dos colegas que atuam no Escritório em Brasília.

Equipamentos de tecnologia

Após um ciclo de uso os equipamentos de tecnologia de nosso Escritório são doados para reutilização em entidades com projetos sociais.

Em 2017  doamos à CDI  – Comitê de Democratização da Informática do Distrito Federal e Entorno 4 computadores, 1 teclados, 1 mouse e 2 estabilizadores. Em 2016 doamos 4 computadores, 2 teclados, 1 mouse, 1 fone com microfone e 4 estabilizadores.

Em fevereiro de 2015 doamos ao NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate de Câncer Infantil) em Salvador: 5 CPU´s, 1 monitor, notebook, 1 placa de vídeo, 1 aparelho de ponto eletrônico e 1 impressora.

Esta campanha é liderada pela Área de Tecnologia do Escritório em Brasília.

Papai Noel dos Correios

A participação da equipe na campanha Papai Noel dos Correios  busca atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social. Esta ação dos Correios estimula a redação de cartas manuscritas pelas crianças e incentiva a solidariedade da sociedade.

Em dezembro/2016 presenteamos 107 crianças: Brasília: 90, Salvador: 11 e São Paulo 6.

Em dezembro/2015 presenteamos 60 crianças (50 em Brasília, 6 em Salvador e 4 em São Paulo).

Em dezembro/2014 presenteamos 42 crianças (35 em Brasília e 7 em Salvador).

Esta campanha é liderada pela Área de Gestão de Pessoas em Brasília, que busca as cartas e entrega os presentes dos colegas que optaram por participar da Campanha nos Escritórios.

Doação de sangue

Conscientes da necessidade de doação de sangue, incentivamos nossos colegas por meio de campanha de informação sobre o assunto e de apoio à doação.

Em fevereiro/2016 nove colegas da equipe doaram sangue, contribuindo para os bancos de sangue dos Hemocentros de Brasília e da Bahia. E em setembro/2016, sete colegas da equipe de Brasília, participaram da Campanha do 2° semestre.

Outubro Rosa

Todo mês de outubro o Escritório se mobiliza na luta contra o câncer de mama realizando palestras, com informações sobre a doença.

No ano de 2016 o Escritório lançou a ação Doação Rosa, com o objetivo de  arrecadar itens para o bazar da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Foram arrecadados 423 itens, dentre eles, roupas, sapatos e brinquedos.

O Escritório também fez uma doação em espécie que foi revertida na aquisição de 26 sacolas ecológicas entregues as mulheres da equipe Roberto, Mauro & Advogados.

Em 2015 os colegas da equipe se mobilizaram e fizeram a doação de 50 kits de higiene, 39 fraldas geriátricas e cabelos que foram doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer.