11 de agosto | Dia da Advocacia

Por RM & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 11 de agosto de 2017

Queridas e Queridos colegas advogadas e advogados da equipe, a celebração do dia 11 de agosto convida a uma reflexão crítica sobre nosso papel social e nossa postura ética diante das brutais desigualdades e injustiças sociais.

Nesse ano, escolhemos simbolizar esse compromisso perene com a evocação de um exemplo de luta. Há duas semanas, a pedido da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI, o Conselho Estadual da entidade deferiu a Esperança Garcia o título simbólico de primeira mulher advogada do Piauí.

Em 1770, Esperança, então escravizada, escrevera uma carta ao governador da capitania em que denunciava os maus-tratos de que eram vítima ela e seu filho. Esperança, com seu nome emblemático, era a advogada impossível, que, cheia de coragem, ultrapassou várias barreiras que lhe eram impostas para afirmar a si e aos seus como gente.
Em tempos de ruptura institucional e de brutais ataques aos direitos humanos como o que vivemos, que não falte a nós, advogadas e advogados defensores de causas sociais, coragem de Esperança Garcia para seguir lutando por justiça e democracia.

Para ler mais sobre Esperança Garcia, acesse o link: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/08/08/mulher-negra-e-escravizada-esperanca-garcia-primeira-advogada-do-piaui/

Parabéns a todas as advogadas e advogados!